sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Minha Mensagem

Crónica de Ana Nogueira

          É óbvio que o que nos diferencia do Brasil, é maioritariamente a densidade populacional e territorial, mas existe algo que não nos afasta assim tanto do povo brasileiro, e não estou a falar da língua, mas sim da corrupção!
            A criminalidade pode ser maior, mas também assim é, o número de habitantes! A realidade parece estar ausente na ética humana e devo concluir com muita pena minha que o povo português se deixou acomodar a um sistema político corrupto e infame! Oiço as pessoas a conversarem na rua sobre política, penso “FINAL-MENTE”, mas tivemos que chegar a situações extremas para o povo retirar “o Véu de Maya” e entender que a política não tem que ser falada apenas pelos governantes, mas sim pelos que os fazem governar! Assim, culpabilizo maioritariamente o povo português pela nossa situação actual! Pois, apesar do “massacre” humano do qual todos somos vítimas, ainda oiço pessoas a dizerem que vão apoiar x e y por questões partidárias! Não se pode, jamais ser-se fiel a um partido que não governa segundo aquilo que o fundamenta, segundo as leis da democracia! Se somos realmente apologistas da república, temos que fazer mais e melhor! Primariamente, todos temos que votar, para isso é que existe o livre arbítrio, já para não falar que o sufrágio feminino foi adquirido somente e pela 1ªvez na Nova Zelândia em 1893! A partir de então temos um direito que é nosso e um dever cívico, pois votar é um dever cívico, por isso minhas Senhoras, se as nossas antecessoras lutaram para que hoje tenhamos esse direito, vamos homenageá-las de uma forma bastante simples, vamos eleger alguém, a abstenção é um surto de burrice!
            E por falar em burrice, devo confessar que muitos dos políticos neste país não passam de meros entertainers! Isso não é o que precisamos, pois, então, estão na profissão errada!! Não podemos pensar votar em alguém que fez do nosso país, e dos portugueses uns coitadinhos que neste momento não têm outra hipótese senão serem meros vassalos da soberana Troika! Um belo país, representado outrora por um belo povo que em 1415 começou com a conquista de Ceuta na África, prolongou-se com as descobertas da Madeira, dos Açores, da Costa oeste Africana, dominou as águas do Atlântico Sul, descobriu a Índia, o Brasil, e continuou colonizando nas Molucas, na China e no Japão! Quem foi este povo? Não reconheço este povo lutador em nós....
            É triste admitir que apesar da humilhação que o último governo nos está a fazer passar, ainda considerais pô-los de volta no poleiro, por isso é que eles brincam connosco, pois sabem quem somos hoje, não quem fomos ontem e ontem fomos lutadores, hoje somos comodistas! O que mais oiço é: “ Sim, vou votar no Sócrates, os outros não têm o mesmo poder de argumentação...” Que poder de argumentação? Da primeira vez, sim foi convincente, mas agora já é demais! BASTA! O homem é capaz de argumentar contra si próprio! Não pensem que estas pessoas ajustam as suas contas quando tiverem que enfrentar o divino, pois até as moedas para o barqueiro são retiradas dos nossos bolsos!
            Peço-vos pelo amor telúrico que nos une, considerai o futuro dos vossos e acreditem que um dia voltaremos a descobrir, pelo menos a confiança uns nos outros... E se tiveres dúvidas pensai no que um orgulhoso poeta português um dia disse, “...tudo vale a pena, se a alma não é pequena...”*

*Fernando Pessoa, em “ Mensagem”.

Sem comentários:

Enviar um comentário