terça-feira, 7 de junho de 2011

BRAGA - Resgatar, Preservar e Promover

texto de Renato Córdoba

Desnecessário dizer o quanto Braga é uma excelente cidade para viver. Não obstante, é justo enfatizar sempre que possível o seu valor. Na literatura ou no cinema, as histórias muitas vezes passam ao lado desta importante cidade, seja ficção ou não, mas por algum motivo, Braga se encontra restrita maioritariamente nas páginas das enciclopédias ou em pequenos guias turísticos, que descrevem-na quase sempre somente como uma cidade símbolo do barroco de Portugal e pouco mais. Contudo, Braga é uma cidade com muito mais para revelar.
Há pouco a cidade foi palco de uma feira romana, que no fundo vem resgatar um período importante da sua história. O evento em si já é considerado por muitos a melhor manifestação cultural de rua da cidade, a criar nestes casos, maior expectativa face às festas de São João, que já fazem à muitos anos parte integrante do calendário da cidade. Isto representa o quanto uma festa de carácter cultural é importante, pois além de promover o turismo e gerar riquezas para a cidade, é capaz também de envolver a população nestas representações de uma época milenar, remetendo-os às suas origens.
Obviamente que as origens de uma cidade com mais de 2.000 anos de história tem um percurso que envolve diversos povos, que antecedem mesmo a ocupação romana. Mas é importante marcar este episódio, e portanto, o evento é digno do aplauso da população e das merecidas felicitações aos seus organizadores.
Entretanto, o contínuo crescimento da cidade poderá tornar-se uma barreira diante dos olhos das próximas gerações, e por isso, é importante preservar o património que ainda guarda valiosas informações históricas, e documentar enquanto é possível, tudo o que caracteriza a identidade da cidade. Devemos estender as mãos aos escritores, pintores, fotógrafos, cineastas… E todos aqueles que consigam documentar este belíssimo património. Vamos convidar toda a gente para descobrirem o quanto Braga tem a oferecer. No entanto, devemos ser os primeiros a reconhecer este valor e preservá-lo, para que Braga tenha sempre através do seu património e da sua gente, uma belíssima história para contar.

Sem comentários:

Enviar um comentário